domingo, 11 de agosto de 2013

Give the fucking credits

Dessa vez não vim anunciar novas revistas. Acabei de sentir uma necessidade de fazer um aviso geral pra todo mundo que usa o meu blog: vocês podem usar os PDF's livremente para consulta e impressão. Mas caso queiram republicá-los em seus próprios blogs sobre desenho, DÊEM OS MALDITOS CRÉDITOS. É o mínimo a se fazer para demonstrar gratidão de quem os produz.

É notório que frequentemente desconhecemos os responsáveis pela disponibilização de certos materiais, após inúmeras vezes que os mesmos são replicados em diversos lugares diferentes. Especialmente quando são oriundos de fóruns fechados. Ou ainda, na pior das hipóteses, vindo de blogs e sites que já se extinguiram. Normal. Parece que são raros os casos de blogs como o meu (não sei ao certo, também não pesquiso pra ter certeza), o qual o conteúdo é gerado pela própria pessoa que o administra (e é constituído apenas disso).

Agora, não é porque eu não boto marca d'água nas revistas (até onde me recordo) que acho perfeitamente aceitável nego copiá-las e colocar como créditos o endereço do seu próprio blog, como foi feito por esse cara. Além de plágio, isso é extremamente desestimulante pra quem os faz. Escanear página a página, tratá-las no photoshop, converter em PDF, tudo isso DÁ TRABALHO e demora para concluir.

Por isso, insisto em que tomem cuidado quando forem usar o trabalho esforçado de outros. Deixem claro de onde tiraram. Colocar link da fonte não machuca.