domingo, 11 de agosto de 2013

Give the fucking credits

Dessa vez não vim anunciar novas revistas. Acabei de sentir uma necessidade de fazer um aviso geral pra todo mundo que usa o meu blog: vocês podem usar os PDF's livremente para consulta e impressão. Mas caso queiram republicá-los em seus próprios blogs sobre desenho, DÊEM OS MALDITOS CRÉDITOS. É o mínimo a se fazer para demonstrar gratidão de quem os produz.

É notório que frequentemente desconhecemos os responsáveis pela disponibilização de certos materiais, após inúmeras vezes que os mesmos são replicados em diversos lugares diferentes. Especialmente quando são oriundos de fóruns fechados. Ou ainda, na pior das hipóteses, vindo de blogs e sites que já se extinguiram. Normal. Parece que são raros os casos de blogs como o meu (não sei ao certo, também não pesquiso pra ter certeza), o qual o conteúdo é gerado pela própria pessoa que o administra (e é constituído apenas disso).

Agora, não é porque eu não boto marca d'água nas revistas (até onde me recordo) que acho perfeitamente aceitável nego copiá-las e colocar como créditos o endereço do seu próprio blog, como foi feito por esse cara. Além de plágio, isso é extremamente desestimulante pra quem os faz. Escanear página a página, tratá-las no photoshop, converter em PDF, tudo isso DÁ TRABALHO e demora para concluir.

Por isso, insisto em que tomem cuidado quando forem usar o trabalho esforçado de outros. Deixem claro de onde tiraram. Colocar link da fonte não machuca.

10 comentários:

  1. Eu suspeitava que algumas lá realmente tivessem sido tiradas daqui!

    ResponderExcluir
  2. eu baixei todas as apostilas mas nunca pensei em publicar em algum site ou blog, eu uso apenas pra realmente aprender alguma coisa

    ResponderExcluir
  3. Caro, colega blogueiro, reconheço sua queixa pois vc tem razão. Eu tenho um blog sobre desenho também chama-se www.desenhuras.blogspot.com.br. Lá publico materiais que encontro na internet via google ou sites como 4 shared, etc. Então, nem sempre é possível ter acesso direto ao site de origem do arquivo. Assim, caso eu tenho publicado algum arquivo seu sem a citação de creditos, peço que me desculpe, não tive a intenção de fazer isso.

    um abraço,
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Então, nem sempre é possível ter acesso direto ao site de origem do arquivo" que foi exatamente o que abordei no meu post. ainda assim, isso NÃO É MOTIVO pra justificar o uso de marca d'água com o endereço DO SEU BLOG nos scans dos outros, mesmo que você não saiba quem fez. se você realmente gostaria de se desculpar, peço que retire os PDF's que você modificou, substitua pelos originais e DEIXE CLARO de que pegou daqui. não gosto de ser rude, mas às vezes é necessário.

      como desenhista, você não gostaria de ver seu trabalho plagiado em outros lugares por aí por desconhecerem o autor original, certo? isso é tudo que peço.

      Excluir
  4. Por favor amigo me passa no FaceBook as imagens da revista do Colonnese,pode ser por foto de celular mesmo .....ta demorando muito a postagem

    Dinho Alpha
    dinhoalpha2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou o administrador do Ebooks Mangá. Perdoe-me meu caro pois eu achei as apostilas direto no 4shared e não sabia que eram daqui. Foram colocadas 4 apostilas suas no meu blog. Como você não concorda com o uso de marcas d´agua, suas 4 apostilas já foram retiradas. A maioria das minhas apostilas foram baixadas direto de servidores e não dá pra pra saber quem as postou originariamente ou de sites estrangeiros, inclusive sites em chinês. Quando a pessoa coloca uma marca d'água (tenho vários exemplos, como várias do eddie sekiguchi e do site cgebook) ou algum documento .txt eu não retiro. Eu também escaneio algumas revistas e edito 97% das restantes. Por exemplo, páginas com tamanhos variados, páginas "de cabeça para baixo", apostilas sem capas, etc. Se você quiser pegar todas as minhas apostilas e colocar no seu blog, fique à vontade (ainda retiro as marcas d'águas para você, inclusive as que eu mesmo escaneei), pois quando meus arquivos ficarem offs os usuários terão outra alternativa para baixarem e os arquivos não se perderão. Acredito que quanto mais compartilhado melhor, são mais as opções de download. Já o usuário final não está preocupado com marca d'água e sim com a qualidade e variedade das apostilas. Os prejudicados não são os scanlators, mas unicamente as editoras. Me desculpe novamente. Parabéns pelo seu blog, continue com esse belíssimo trabalho. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Respondendo seu comentário em partes:

      "Como você não concorda com o uso de marcas d´agua, suas 4 apostilas já foram retiradas": fico contente pela sua atitude, de verdade. não encontrei o devido post para verificar, mas ficarei com a tua palavra.

      "A maioria das minhas apostilas foram baixadas direto de servidores e não dá pra pra saber quem as postou originariamente ou de sites estrangeiros, inclusive sites em chinês": já falei sobre isso nesse post.

      "Quando a pessoa coloca uma marca d'água (tenho vários exemplos, como várias do eddie sekiguchi e do site cgebook) ou algum documento .txt eu não retiro": acho legal sua atitude. mas qual é a lógica de fazer o contrário com material que os responsáveis não botaram marca d'água, se apropriando dos mesmos ao colocar o endereço do seu blog? pra que se dar ao trabalho de mexer nisso? teria mais sentido estampar "4shared" no lugar, já que essa foi a sua fonte inicial.

      "Se você quiser pegar todas as minhas apostilas e colocar no seu blog, fique à vontade (ainda retiro as marcas d'águas para você, inclusive as que eu mesmo escaneei), pois quando meus arquivos ficarem offs os usuários terão outra alternativa para baixarem e os arquivos não se perderão": as que você mesmo escaneou não vejo motivo pra tirar, afinal é você quem os disponibilizou. sobre a questão dos links ficarem off com o tempo é algo óbvio - mas, repetindo, isso não é justificativa pra se apropriar de conteúdo alheio que não recebeu marca d'água.

      "Acredito que quanto mais compartilhado melhor, são mais as opções de download": repetindo (de novo), isso NÃO tem a ver com minha crítica.

      "Já o usuário final não está preocupado com marca d'água e sim com a qualidade e variedade das apostilas": e daí? olha, você percebeu, durante todo o seu comentário, que só está usando desculpa atrás de desculpa pra justificar o que você fez - apesar de ter voltado atrás? se existem usuários que esquecem haver trabalho braçal por trás da edição e disponibilização de tutoriais, isso já é problema deles. é como dizer "já o usuário final não está preocupado com autoria de ilustrações X e sim a qualidade dos mesmos", justificando plágio ou falta de créditos ao usá-la pra si. é desprezar quem compartilha o conteúdo.

      É até meio estarrecedor ler o seu comentário e do David Silva e pensar que ou eu não tive qualquer clareza no meu texto - por estar repetindo as mesmíssima coisa até agora - ou que simplesmente o ignoraram por completo.

      "Os prejudicados não são os scanlators, mas unicamente as editoras": de fato, é super prejudicial escanear revistas que estão fora de circulação há anos e, quando muito, aparecem em sebos ou no mercado livre. e que raramente têm versões digitais criadas pelas mesmas.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ei cara vc não vai voltar mas não? suas posts são muito boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nope! estou investindo o tempo livre em um projeto bem melhor ;) e sobre desenho/pintura! stay tuned

      Excluir